sábado, 23 de fevereiro de 2008

Zumbis famintos atacam Londres!

Oi, tudo bem?
Prometi a uma amiga contar alguma passagem curiosa de minha vida, mas como não lembrei nada de interessante vou ficar no básico feijão com arroz mesmo, as críticas de filmes. Espero que ela não fique decepcionada comigo, hehe.
Na última semana aluguei três filmes na Supervideolocadora, mas só consegui ver dois deles. Aí estão:

Na foto acima, Robert Carlyle corre pra salvar seu couro de zumbis que o perseguem.

“Extermínio 2” – Terror
Após a morte de todos os zumbis que habitavam Londres, a cidade começa a receber os primeiros civis. Eles moram numa pequena parte sitiada por militares americanos, que estão sempre na vigília com seus poderosos armamentos, caso surja alguma outra pessoa infectada e faminta por carne humana. É claro que o perigo ainda ronda o local, e a coisa piora quando dois adolescentes quebram o cerco e se dirigem até o outro lado de Londres, visitar sua antiga casa.
O primeiro “Extermínio” é um filmão. Ela conta a história de um sujeito que acorda do coma em um hospital e se descobre no meio de uma Londres deserta e devastada por perigosos zumbis.
“Extermínio 2” já começa com a ameaça dos zumbis neutralizada e com as pessoas voltando para reativar a cidade.
O bom é que o filme prepara todo um clima antes de começar a carnificina. Vemos os dois adolescentes percorrer uma Londres totalmente deserta e silenciosa. E é justamente esse silêncio uma parte assustadora do filme, pois aumenta ainda mais o grau de solidão dos personagens. A sensação de algo à espreita fica ainda mais palpável diante de tal recurso empregado pelo diretor. Outro fator favorável à produção foi a escolha do ator Robert Carlyle como protagonista. Acostumado a dramas, o ator se sai muito bem em seu primeiro filme de terror, especialmente no início do filme. A cena a que me refiro se passa quando ele, sua esposa e um outro grupo de pessoas são atacados por uma horda faminta de zumbis. Repare como ele quer ajudar a esposa e não consegue. Tudo que resta para ele é fugir covardemente. Mas isso é o que ele pensa, ele se acha um covarde mas se pensarmos bem, não havia maneira alguma dele salvar a esposa. O ator se sai muito bem na conclusão desta cena, quando diz para os filhos o que aconteceu com a mãe.
Da metade em diante o filme é uma carnificina. É um corre-corre com os poucos sobreviventes tentando chegar a algum local seguro.
Outro diferencial de “Extermínio 2”, assim como do filme anterior, são seus zumbis rápidos e ágeis, se diferenciando dos zumbis de outras produções, que normalmente são lerdos. É realmente assustador ver um zumbi atacando com toda sua fúria e urgência por carne.
Os efeitos especiais e a maquiagem também são ótimos! Filmaço, superior ao primeiro, que já era muito bom. (****)

“O Vigarista do Ano” – Drama
Passado na década de 70, o filme conta a história real de Clifford Irving, que é um escritor frustrado, pois seus livros nunca são publicados. Certo dia ele tem a idéia de passar todos para trás, seus agentes, a editora e os leitores, escrevendo uma falsa biografia “autorizada” sobre o recluso milionário Howard Hughes. Ele consegue enganar todo mundo, mas as coisas se complicam quando ele começa a acreditar nas próprias mentiras.
Drama leve e às vezes até engraçado, pois o filme mostra as estripulias que o escritor tem de fazer para enganar os altos executivos. O filme se beneficia muito da experiência de seu astro, Richard Gere, que compôs um personagem de caráter duvidoso sem perder seu charme.
Parte do lado engraçado se deve também às ótimas intervenções do parceiro de Clliford, interpretado pelo excelente ator Alfred Molina, que caracteriza seu personagem de um jeito bonachão e covarde.
O mais interessante da história é que só os personagens de Gere, Molina e da esposa do escritor não percebem que tudo aquilo que estão fazendo, todas as mentiras, enganos e trapaças, poderiam acabar mal. É claro que todos irão se dar muito mal no final.
Como eu disse no início, o filme se baseia em fatos. Clliford Irving está vivo até hoje.
(***)

2 comentários:

Cleonice Braz disse...

Está em débito... rsrsrs...

Unknown disse...

Nossa, adorei o 1, deve seguir a mesma linha. Vou ver!
Até quero ter o extermínio 1 e possívelmente o 2.
Abraço!