sábado, 1 de março de 2008

"Rattlesnakes" - Lloyd Cole (Um Relato)


Acima, capa do disco "Rattlesnakes"

Que bom estar novamente com você, para mais uma atualização. Espero que me perdoe sobre o assunto de hoje, pois vou aproveitar que não fui à Supervideolocadora alugar filmes e fazer uma atualização diferente.

Há muito tempo quero falar sobre o disco que marcou minha vida, “Rattlesnakes”, primeiro álbum da banda Lloyd Cole and the Commotions.
O disco foi lançado originalmente no fim de 1984, mas só tive a oportunidade de escutá-lo no início de 1990.
Já comentei sobre ele aqui nesse blog, mas gostaria de deixar as minhas impressões de cada música do álbum, o que eu senti quando escutei cada canção pela primeira vez.


A primeira música do disco foi justamente a música de trabalho (aquela que toca nas rádios primeiro). “Perfect Skin” tem uma levada dançante, com guitarras e violões fazendo muito barulho e a indefectível voz de Lloyd, que consegue a proeza de cantar um rock agitado com melancolia. Lembro que quando a ouvi, causou uma boa impressão em mim, mas nada extraordinário, pensei. Eu nem imaginava que ouviria aquela mesma música outras 17.854.687 vezes!

A segunda canção, “Speedboat”, é melhor. Maior do que a primeira e ainda agitada, a música serve com um bom cartão de visita do som de Lloyd Cole, que como já disse antes, consegue imprimir uma tocante melancolia até nas mais agitadas canções. Repare como ele só canta o refrão inteiro na última estrofe da música, tornando-a mais atraente e misteriosa. “Speedboat” chamou muito a minha atenção e, de cara, passei a me identificar com o som da banda.

“Rattlesnakes”, a canção que dá título ao disco, é bem rock and roll. Rápida, com uso de sintetizadores e com o som do contrabaixo em destaque. A música é certeira em seu propósito, simples e efetiva. A essa altura eu já estava gostando muito, mas muito mesmo, da banda. E ainda só estava na terceira música.

“Down On Mission Street” é a primeira baladinha do disco. E que música linda! A voz grave e cheia de falsetes de Lloyd Cole não ficou menos do que perfeita nessa canção. Nessa hora eu já queria muito comprar o disco.

Então começou a “Forest Fire”.
Foi aí que tomei o primeiro soco no estômago naquele dia. Em certa parte a letra diz:
“I believe in love
I’ll Believe in anything
That’s gonna get me what I want
And get me off my knees”.
Algo como: “Eu acredito no amor, eu acreditarei em qualquer coisa, que me dê o que eu quero, e que me levante de meus joelhos”. Achei fenomenal tudo isso, e a letra inteira cheia de metáforas para a paixão, muito poderosa.
Com o ritmo sempre crescente e com um final instrumental grande e apoteótico, “Forest Fire” é uma das mais belas músicas que já ouvi. Eu já estava fisgado. Faltava ainda um lado inteiro do disco e eu já estava completamente apaixonado pela banda.


O lado B começa com “Charlotte Street”. Canção eficaz dentro de seu propósito de abrir bem o lado menos comercial do disco. Lembro que nessa época o CD ainda estava engatinhado e os discos de vinil reinavam absolutos. Bonita música, bem tocada e cantada, mas nada impressionante.

A próxima do disco tem um nome estranho para os brasileiros. “2cv” é o nome de um carro francês da Citroen. Também é o nome de mais uma sensacional canção do disco, totalmente tocada só com um violão e a voz de Lloyd. A melancolia do cantor atinge um ponto alto nessa canção, tanto pela excelente letra como pela irresistível melodia. A frase final da canção, que é dita repetidas vezes, ficou ecoando pela minha cabeça: “We were simply wasting precious time”.
Belíssima canção!

“For Flights Up” é pequena e agitada. Por essa música dá pra se ter uma idéia do potencial vocal de Lloyd Cole, que canta sem engolir palavras, com muito fôlego e o principal, com classe. Repare como a canção, mesmo “quente”, transmite uma certa aura de tristeza.

“Patience” começa com algo inédito até ali, um coro com vozes femininas. A voz de Lloyd atinge agudos impressionantes nessa canção, que tem uma letra cativante e uma melodia irretocável. Uma das minhas preferidas entre todos os discos lançados por ele.
A partir daí eu já tinha a absoluta certeza que, daquele momento em diante, eu não teria somente aquele disco especificamente, mas TODOS os discos e seria o “fã número 1” de Lloyd Cole em todo mundo. Mas ainda faltava escutar a última música do disco.

O que eu posso dizer de “Are You Ready To Be Heartbroken”?
Que é linda? Maravilhosa? Perfeita?
Poderia arrumar qualquer outro adjetivo para a canção, mas isso não mudaria o fato de “Are You Ready To Be Heartbroken?” ser a MAIS BELA MÚSICA QUE JÁ OUVI EM TODA MINHA VIDA!
Ela tem um pouco mais de 2 minutos, não tem refrão e não tem pretensão. Mas naquela hora eu levei o segundo soco no estômago do dia. O estrago já estava feito.

Aí está o meu relato de como me senti ao escutar “Rattlesnakes” pela primeira vez. O disco tem pouco mais de 34 minutos de duração, mas são os minutos que fizeram toda a diferença em minha existência, daquele momento em diante.
A partir daí eu adquiri todos os discos dele. Alguns bons e outros razoáveis, mas pelo menos dois são obras-primas, o “Don’t Get Weird On Me, Babe” e o “Love Story”. Esses dois álbuns são perfeitos da primeira à última música!


Com o passar do tempo, fui apresentando o som de Lloyd Cole para outras pessoas, conhecidos, colegas de trabalho e amigos. Para minha tristeza, nunca aconteceu da música dele apresentar o mesmo efeito que senti em outra pessoa. Mas essa situação eu admito como um equívoco meu.
Música é cultura. E a cultura, como forma de arte, atinge as pessoas de modo diferente. O que é belo pra você pode não ser belo para mim. Mas como sou um estúpido eu custei a aprender essa lição.
Um recado para as mulheres que reclamam que não tem fotos de homem no meu blog: aproveitem esse post pois voltaremos ao normal na próxima atualização, com o que realmente interessa, mulheres!
A gente se vê daqui uns dias. Abração!

5 comentários:

Unknown disse...

Olá Adriano, td bem ? Hoje eu estava procurando por novos filmes, e fiquei surpresa com os seus comentários a respeito de gosto musical. Está aí algo que eu concordo plenamente, afinal, eu dediquei o meu blog ao Benjamin Orr, e percebi que a maioria das pessoas gostam muito "Stay the Night", adoram "Drive", mas não conhecem e nem se interessam tanto pelo seu único álbum solo - The Lace - que têm músicas que eu considero lindas e inspiradas, como Skyline ! Como estou numa fase muito "musical", tomei a liberdade de postar esse comentário. Acho que o mesmo deve acontecer com o Lloyd Cole...
Um abraço,
Simone

Unknown disse...

Opa. Para variar, não consegui atualizar meu blog ainda.
Realmente Forest Fire e Are You Ready To Be Heartbroken?, são espetaculares. Lembro-me de quando ouvi a primeira vez, adentrou meus ouvidos como algo totalmente novo, uma musicalidade diferente, sonoridade rica, melodia e etc. São especiais. Claro que tem mais músicas que gostei bastante, mas estas marcaram e todas vezes que as escuto, volto no tempo.
Não tomei um soco na barriga, mas sem dúvidas marcou bastante.
Banda muito boa e não comercial. O Lloyd canta com a alma.
Abraço.

Esteba disse...

Muito bom seus comentários sobre Lloyd... Fui apresentado a banda por uma fita K7 de um amigo esquecida no carro do meu irmão em 91 quando tinha 16 anos e desde então considero o som deles como um dos melhores da década de 80...

Rattlesnakes soa ainda hoje atual e contemporânea... ao tentar apresentar as musicas a um grande amigo na época ele odiou e fez pouco caso...hehehe como vc disse, pode tocar a vc mas não aos outros...

Comprei Love Story e por muitos anos nao saia do meu aparelho de cd... Bons tempos... onde a necessidade de garimpar era constante e nao existia internet rápida...

parabens pelo blog.. quando der vou postando ..
abraço

Esteba disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Charles disse...

Prezado Adriano vi teu comentário no post do Lloyd Cole lá no Rock For Masses e vim aqui conhcer o Patrulha Nortuna, e qual não foi minha surpresa ao me deparar com esta verdadeira declaração a este álbum fundamental dos anos 80. Poxa vida, se tivéssemos combinado talvez não tivesse dado tão certo. Valeu! Um abraço!

P.S: E para quem quiser baixar o álbum é só acessar:
http://rockformasses2.blogspot.com