sexta-feira, 8 de junho de 2007

"Homem-Aranha 3"


Finalmente o “Homem-Aranha 3” estreou aqui em Patos de Minas. Pude conferir o filme ontem e aqui está o que eu achei do longa.

“Homem-Aranha 3” é um filme muito bom, mas bem inferior aos anteriores. Os atores continuam ótimos, os efeitos são belíssimos, a trilha sonora é excelente, a direção de atores continua perfeita e os personagens cativantes. A Kirsten Dunst está linda e o Tobey Maguire É o Homem-Aranha. Até a parte em que ele se transforma no Emo-Aranha, que muitos criticaram, eu gostei.

Mas, entretanto, porém, contudo, todavia, desta vez a história (escrita pelo próprio diretor Sam Raimi e pelo irmão dele, que também atua no filme) não ajuda. Está cheia de furos e bobagens! Eu listo algumas dessas “pérolas” abaixo.

Sam Raimi conseguiu estragar a origem do Aranha. A origem foi muito bem explicada no primeiro filme, que foi extraordinariamente fiel aos quadrinhos. Agora “baixou” um espírito de porco no diretor. Só pode ser essa a explicação para ele mudar, a seu bel prazer, a origem do herói, estragando o que ele havia feito de bom no primeiro filme.

Por que colocar a Gwen Stacy neste filme? Nas histórias em quadrinhos, a Gwen é o primeiro grande amor de Peter Parker e é morta pelo Duende Verde no episódio da ponte do Brooklin. Essa parte das histórias em quadrinhos a que me refiro foi usada no primeiro filme, quando o Duende joga a Mary Jane da ponte.
Não seria muito mais interessante termos a Gwen também no primeiro filme do Aranha? Se o Sam Raimi tivesse pensado 2 minutos a mais, ele teria colocado a Gwen no primeiro filme para ser morta pelo Duende. O filme acabaria com a Mary Jane, amiga de Peter, consolando-o pela morte da namorada, exatamente como acontece nos quadrinhos.
Por que ele não fez dessa maneira?

Se ele fez essa cagada no primeiro filme, que então não colocasse a Gwen Stacy em filme algum, como se ela não existisse.

A Tia May deixou de ser uma personagem para se tornar numa espécie de “messias”. Tudo que ela fala é de uma sabedoria mediúnica e transcendental. Ela está assim desde o segundo filme. No primeiro filme ela era uma personagem real, agora ela é uma simples caricatura.

Por que colocar 3 vilões em um único filme? Acho que Sam Raimi queria igualar o recorde de um tal Joel Shumacher, que cometeu uma desgraça chamada “Batman e Robin”.
Vou fazer uma pergunta a você que está lendo esse meu post. Preste bem atenção na pergunta e tente responder sensatamente. Está pronto? Então lá vai:
Você acha dá pra desenvolver uma boa história em um filme de 2:20h, aprofundando nos personagens da forma correta, com 3 vilões em um único filme?

Só o Venom mereceria um filme em que ele seria o vilão sozinho. Eu mesmo já imaginei mil maneiras de se fazer um filmaço tendo apenas ele como vilão.
Já que falei no Venom, por que ele está no filme se o próprio diretor já declarou em diversas entrevistas que detesta o personagem?
Essa eu respondo facilmente: o Venom só está no filme por causa dos bonequinhos, das camisetas, lancheiras, cartazes, chaveiros, álbuns de figurinhas, brinquedos e tudo mais relacionado ao marketing. E com isso eu quero dizer que o Sam Raimi também se tornou um vendido! E o fim do Venom no filme é mais um indício da falta de respeito do diretor para com o personagem.

Preste atenção em algumas bobagens do roteiro:
- Na cena em que a Gwen Stacy está pendurada em um arranha-céu, o pai dela, o Capitão Stacy, está observando tudo lá de baixo. A filha dele está quase despencando e o pai fica lá, se apresentando ao Eddie Brock – “Prazer em conhecê-lo”.

- Na parte em que rola o maior quebra-pau entre os vilões, no fim do filme, há uma cena que tira toda a seriedade da trama, em que o J. J. Jameson é passado pra trás por uma garotinha. Por que essa necessidade de se fazer essas gracinhas numa hora bem séria do filme? Ao invés de rir, eu fiquei constrangido.

- No finalzinho, o Homem-Areia chega para o Aranha e diz “Eu não queria fazer isso”. Ele diz isso todo arrependido. Segundos antes ele estava esmagando o Aranha com vários mega-socos com a mão gigante de areia. Momentos antes ele estava matando fria e impiedosamente o Aranha. Acho que o Sam Raimi escreveu essa seqüência sentado no trono!

- Eddie Brock vai à igreja rezar para Deus matar Peter Parker. Hahahahahahahaha.... Essa eu não vou nem comentar!

Apesar destes furos (o filme ainda tem mais que os citados), “Homem-Aranha 3” é muito legal e tem as suas qualidades, como eu já citei acima. Mas eu perdi totalmente a confiança que adquiri pelo Sam Raimi nos filmes anteriores. Espero que ele não dirija o próximo filme, ou se dirigir, que coloque a cabeça no lugar e não volte a decepcionar.

Um comentário:

entediado disse...

Bom, eu acredito que o Sam Raimi teve uma tórrida noite de sexo com o Homem Areia. Isso deve ter ardido pacas... então ele quis discontar no público!