sexta-feira, 29 de junho de 2007

O maior erro de "Spiderman 3"


Olá, estou de volta para mais uma atualização.
Primeiro quero agradecer aos meus amigos Fabiano e Christiano pelas visitas freqüentes ao blog. Suas mensagens me encorajam a continuar atualizando sempre.
Os dois também apresentaram uma dúvida, sobre eu chamar o Batman de Bátima. Eu faço isso porque eu já sou íntimo da Morcego, afinal de contas eu já gastei uma pequena fortuna com o personagem. Só de revistas com ele já são mais de mil. Ainda tem os filmes, desenhos, games... Outro motivo para chamá-lo de Bátima é por causa da Feira da Fruta.
Para quem não sabe, um grupo de dubladores pegou alguns episódios do seriado do Batman da década de 60 e os redublou, fazendo os personagens dizerem palavrões e ofensas que nunca foram ditas antes em qualquer série. Esses episódios estão na internet (Youtube) e são conhecidos como “Bátima – Feira da Fruta”. Os episódios são engraçadíssimos e valem uma conferida, ta ok? Não só pelo que eles falam, mas pelo jeito como falam. É hilário!

Outro dia eu estava lembrando do filme “Homem-Aranha 3” e percebi um fato que passou batido na análise que eu fiz do filme. E é um fato que muda todo o conceito por trás da criação do personagem.
Na minha crítica eu disse que achei um absurdo o diretor Sam Raimi ter mudado a origem do herói. Se você não viu o filme, pule esta parte, pois eu vou contar um spoiler (segredo) da história do filme.

Em “Homem-Aranha 3” Peter Parker é avisado que quem matou o Tio Ben não foi aquele ladrão do primeiro filme, mas sim um segundo ladrão, que estava também envolvido no roubo como comparsa do primeiro. Esse ladrão que matou o Tio Ben se torna o Homem-Areia no filme.

Agora eu vou dizer onde está o maior erro, que estraga completamente o conceito de heroísmo que Peter Parker tem.
Por que ele se torna o Homem-Aranha? Ele é o Homem-Aranha porque ele se culpa pela morte do tio. Foi ele que, momentos antes do assassinato, deixou o ladrão escapar sem mover um dedo para detê-lo. É por esse sentimento de culpa (grandes poderes trazem grandes responsabilidades) que ele decide se tornar uma pessoa altruísta e é a partir desse momento que ele se torna o herói aracnídeo.
Essa é a origem dele nos quadrinhos, que foi perfeitamente transportada às telas no primeiro filme.

No terceiro filme ficamos sabendo que o bandido que Peter deixou escapar não matou o Tio Ben. É aí que está o maior erro de Sam Raimi. A partir de agora, Peter Parker perdeu totalmente o sentido de ser um herói, afinal de contas a culpa não existe mais. Ele pode largar a carreira de herói quando quiser. O herói perdeu toda sua essência e sentido!

Abraços e até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Não mudou nada foi por causa do cara que ele deixou escapar que esbarrou no flint marko e o fez atirar no tio dele