sábado, 26 de maio de 2007

"Samurai X" e eu


Há alguns anos, sempre que eu buscava meu filho na escola, eu dava uma passadinha na casa de meus pais. Foi numa dessas idas que, mudando de canal na Sky, eu parei no Cartoon Network e fiquei conhecendo um desenho animado.

O desenho mostrava um andarilho, que era um perito com a espada, mas não era uma espada qualquer. A arma tinha a lâmina virada ao contrário. Mas eu estou me adiantando. A espada não chega nem perto da curiosa história do personagem principal, o “Samurai X” do título.

Kenshin Himura (que tem uma cicatriz na bochecha com o formato de um X) foi um assassino do governo no Japão na “era da restauração”. Ele matou centenas de pessoas em nome do país. Sua técnica com a espada era tão poderosa que ele recebeu o nome de Battousai, o Retalhador. Ele era o assassino mais impiedoso e sanguinário de todo Japão, e o nome Battousai se espalhou como uma praga, e as pessoas passaram a temer a esse nome como se teme ao Capeta.

Até o dia em que acontece uma tragédia na vida de Kenshin (que eu não vou dizer).

A partir deste dia, Kenshin larga para trás a vida de assassinatos, larga o nome Battousai, o Retalhador, e passa a usar a espada com a lâmina ao contrário, como eu já disse. A partir daí ele também faz a promessa de nunca mais matar ninguém. Então ele começa a vagar pelo Japão como um vagabundo, ajudando pessoas, tentando, sem conseguir, expiar os pecados do passado.

Acho esse desenho uma verdadeira obra-prima. A reconstituição de época (que realmente existiu), o figurino, a sensacional e arrepiante trilha sonora, o sentimento de camaradagem, os valores que movem os personagens... As qualidades são inúmeras. E as frases! Nunca em um desenho animado eu ouvi tão belos diálogos! Nunca na minha vida eu tinha chorado tanto, e em tantos episódios, com um simples desenho animado. Aí embaixo estão algumas frases do desenho. Lendo, elas podem parecer simples, mas na hora dos diálogos, o impacto delas é fortíssimo.

"Você é aquele que faz chover... A chuva de sangue".

“Dizem que o valor de uma pessoa se mede pelas lágrimas derramadas no momento de sua morte!”.

"Cale a boca! Não importa o que você diga, eu sempre vou atacar! Eu só posso atacar! Não preciso me defender, eu não tenho o que proteger! A única coisa que eu realmente queria proteger nesse mundo me foi tirada por você há 15 anos atrás!".

"O sol brilha pra todos; a sombra pra quem merece".

"Mente fraca, memória fraca".

"Qual você prefere? Uma vida cheia de sofrimentos ou a tranqüilidade da morte?".

"Não é um adeus, mas sim uma despedida... Não é o fim, mas sim o começo... É um tanto quanto triste, mas é assim que as coisas funcionam".

"Os melhores guerreiros desta vida não são necessariamente os mais fortes, ou mesmo aqueles com os reflexos mais rápidos. Os melhores são aqueles que têm a força de vontade de deixar suas espadas e procurar uma resposta mais construtiva ao desafio da vida".

''Nós lutamos pelo que nós acreditamos, não podemos julgar se estamos certos ou errados''.

"A espada é uma arma. Técnicas de espada são técnicas de morte. Não importa como disfarcem, essa é a verdade. A espada é para a vida uma mentira na qual apenas quem nunca matou poderia acreditar. Mas, mais do que uma verdade cruel como essa, este servo prefere acreditar na doce mentira da senhorita Kaoru".

"O céu mais azul é infinitamente alto e cristalino".

"Quando eu digo que vou te matar, não há nada que você possa fazer além de morrer".

"Eu esperarei por você. Não importa quando você volte. Nós dois lhe receberemos com um sorriso caloroso".

"Um ferimento feito com rancor nunca cicatriza".

Nenhum comentário: